O Nosso Alentejo - Redondo e Reguengos

03/10/2009
Na continuação da minha visita ao Alentejo, aproveitei para visitar o evento bienal que acontece no Redondo, chamado Ruas Floridas.
É muito engraçado percorrer as ruas com tantas cores e observar todos os temas que estavam retratados por cada rua, tão bem descritos e caracterizados ao pormenor pelas pessoas que os construirão.
Podem ver nas fotos os pormenores e trabalheira que deve dar realizar o evento.

A próxima visita foi Reguengos de Monsaraz, o anunciado oásis do Alentejo, e realmente é verdade na chegada a Reguengos, vê-se que a paisagem começa a ficar bem mais verde que a vista que se apanha até lá chegar.
Em Reguengos aproveitei para ir comprar os verdadeiros queijos do Alentejo, fui a uma pequena queijaria à beira da estrada chamada Sapata & Filha onde fui atendido por um senhor simpático (Sapata) que após algumas questões sobre os queijos nos propôs uma visita à queijaria com a respectiva explicação do fabrico dos mesmos. Como estava com ideia de comprar um bom vinho Alentejano perguntei ao Sr. Sapata onde o poderia fazer ao que ele me indicou uma adega familiar que existia, nas proximidades.

A adega chama-se Adega do Calisto e a visita foi fantástica, pois o Sr. Calisto é um verdadeiro anfitrião, para chegarmos á Adega percorremos uma bonita quinta, rodeados de umas vinhas muito bem tratadas.
Ao entrar na Adega estavam dois homens à conversa, ao dirigirmos-nos a eles a perguntar se vendiam vinho a particulares, os mesmos acabaram a conversa e ficou à conversa connosco o Sr. Calisto que perguntou se tínhamos algum tempo, pois gostava de nos mostrar a Adega, dizemos que sim.
Só vos digo que ficamos na Adega perto de duas horas, a visitar a Adega e à conversa com o Sr., que adorava conversar (ainda bem) e contar algumas das historias que já tinha passado por amor ao vinho, sim porque ninguém consegue ser tão entusiasmante a falar sobre um assunto se não o amar. Depois da conversa/visita fomos provar os vinhos da marca Callistus e eram realmente fantásticos, com o registo DOC - Reguengos, onde comprei 3 variedades Tinto e Branco DOC e edição especial. Posso-vos dizer que o Branco DOC é dos melhores vinhos brancos Alentejanos que já bebi, não desfazendo os tintos que também são muito bons equiparados aos melhores e mais caros da região.
Cada garrafa estava à venda entre os €2,5 e os €3,5 e podem ser encontrados à venda em alguns Intermarché espalhados pelo nosso País.